Negócios
A tecnologia dentro dos estabelecimentos: seu negócio está preparado para uma nova era?
Se você já ouviu falar do famoso Chat GPT, então você, provavelmente, já entendeu do que esse artigo se trata. O que você ainda não deve ter descoberto, é que mais do que respostas rápidas e textos montados com facilidade, a tecnologia e a inteligência artificial vão tornar os diversos processos dentro do seu estabelecimento muito mais criativos e teremos a assistência de robôs e tecnologia para apoiar-nos nas diversas demandas. Quer saber como? Continue lendo.
Em março de 2023, pudemos observar um “Boom” nos acessos do chat GPT (provavelmente, se você tentar acessá-lo agora mesmo, ele estará com sua capacidade de acessos alcançada e, sim, você vai precisar esperar sua vez de usar). Mas por quê?
O chat GPT é uma ferramenta de inteligência artificial que usa de diversas fontes e computadores diferentes para te trazer respostas inteligentes. Mas, a grande limitação da ferramenta é trazer as mesmas respostas para uma mesma pergunta. Sendo assim, mesmo consultando em diversas fontes de dados diferentes, dificilmente você terá um texto ou resposta diferente do que já foi respondido anteriormente (cuidado com o copia e cola!)
Os sistemas utilizados para criar essas respostas são grandes imitadores da criatividade e inteligência humana e seus algoritmos foram “treinados” por milhões de artefatos humanos anteriormente armazenados em bases de dados. Tanto que essa tecnologia já existe há mais de 10 anos, mas foi lançada recentemente pois encontrou a maturidade e quantidade perfeita de dados para serem lançados ao público com respostas geniais.
Mas como a inteligência artificial funciona?
As inteligências artificiais como o Chat GPT impressionam e parecem mágica. Ao depositar qualquer pergunta na caixa de perguntas, a resposta será digitada automaticamente para você. Mas não será qualquer resposta: ela será dotada de artifícios humanos e usando palavras que vão garantir uma certa naturalidade para a questão.
É nesse contexto que estamos presenciando uma inteligência artificial muito mais humanizada e, pode apostar, são milhares de pessoas que acreditam que as inteligências artificiais conseguem responder todas as questões apresentadas. Porém, existe uma ressalva e é aí que é possível encontrar uma grande oportunidade (ainda).
Existem questões que podem ser facilmente respondidas pela inteligência artificial. Mas, nem todas as perguntas conseguem (ou não deveriam conseguir) ser respondidas de forma humana. Afinal, a sensibilidade, a aleatoriedade, a personalidade e a imperfeição humana não podem ser 100% copiadas.
Por isso, mais do que nunca, a conexão humana e emocional ganham ainda mais força nos anos que estão por vir. A grande pergunta que devemos fazer dentro dos nossos estabelecimentos é: como usar as ferramentas de inteligência artificial nos nossos negócios sem perder o fator humano que não conseguiu ser totalmente copiado?
O que esperar daqui para frente?
Mas, o que podemos esperar daqui para frente é o início de uma revolução, que buscará a todo custo atingir mercados e experiências de compras com plataformas de inteligência artificial para estreitar relacionamentos com o cliente. Você já está usando essas ferramentas no seu negócio?
O conceito que está em grande ascensão é o da inteligência coletiva. Nele, múltiplas formas de conhecimento coletivo – tecnológico, humano e ecológico – se fundirão para encontrar melhores soluções de produtos, experiências, relacionamentos e comunicações. Podemos esperar, então, um crescimento da democratização da criatividade para os negócios.
Esse é um caminho sem volta e muitos estabelecimentos já estão focados em utilizar dessas ferramentas para ampliar a criatividade em seus negócios. E você, está se preparando para essa nova era?
Deixe um comentário